Sobre

Meu nome é Maciste S. Saldanha. Sou Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Estadual do Ceará e resido em Fortaleza/CE, a terra da luz.

Meu envolvimento com a fotografia começou à alguns anos atrás, por volta de 1996-97. A intenção era apenas registrar momentos importantes da família mas, de uma forma inesperada e gradual, a paixão pela fotografia cresceu.

Nestes últimos anos investi cada vez mais na fotografia, tanto na busca de aprimoramento da técnica quanto no aperfeiçoamento do olhar fotográfico. Gosto muito de fotografar pessoas (não importando a idade) e, quando faço um retrato que mostra a essência delas, isto enche-me de satisfação.

Tenho interesse especial pela fotografia de casamentos, onde as emoções juntam-se com o requinte e o brilho da ocasião. Classifico meu estilo de fotografia como contemporâneo, onde prevalece o registro dos eventos dentro do evento. Procuro contar a história dos acontecimentos, registrar as emoções, os olhares, os gestos. Muitos chamam isto de fotojornalismo mas meu estilo vai mais além. Mesmo que o foco da minha cobertura não seja as fotos "posadas", elas existem, mas em pouquíssima quantidade. Especialmente as fotos da noiva, onde procuro registrar a exuberância dela. Não exitarei em posicionar a noiva da melhor forma para registrar a sua beleza. Por causa disso, classifico meu estilo como contemporâneo: nem totalmente fotojornalístico (sem fotos posadas) e nem tradicional (muitas fotos posadas).

Gosto de interagir com os noivos e orientá-los durante a sessão de fotos, mas os deixo à vontade. Quero que eles sejam eles mesmos e aproveitem cada momento.